Este avião gigantesco transporta tudo, até helicópteros! Mas quando vires como ele descola… É impressionante! Nunca vi nada assim!

 
A descolagem deste avião gigantesco é absolutamente impressionante! Nunca vi nada assim!

Este avião utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos da América é a maior aeronave de transporte militar do mundo. No porão consegue carregar até helicópteros! Mas o mais espectacular nem é a sua capacidade de carga mas sim a sua descolagem.

O C5-Galaxy tecnicamente não é a maior aeronave do género já que esse lugar foi-lhe retirado recentemente pelo Y-20 chinês(em 2016), e claro, não podemos contar com o Antonov pois está prestes a sair de serviço – dizem os especialistas que já nem deveria estar a voar nenhuma das unidades que ainda o fazem –, mas tirando esses dois gigantes dos céus, é preciso um Airbus A380 civil para se comparar em dimensão ao C5-Galaxy… já quanto ao resto das capacidades não se compara a nenhum.

É a engenharia no seu melhor e os números não deixam margem para dúvidas, com a capacidade de transportar 115 toneladas numa distância de 6 mil quilómetros não existe rival para esta fortaleza dos céus, e no seu porão cabe tudo o que as forças armadas necessitam, tanques, carros de transporte, e até helicópteros!

Seria de esperar que com o seu aspecto “gordo” ele fosse algo lento e precisasse de uma longa pista para levantar vôo, mas a realidade está bem longe disso. Na verdade esta “besta” consegue descolar praticamente na vertical, quase como contrariando as leis da física uma vez que o faz a uma velocidade bastante reduzida.

É certo que não o poderá fazer depois de carregado, mas ainda assim é algo magnífico de se ver, um monte de aço deste tamanho a descolar desta forma. De notar ainda que não estamos a falar de um avião propriamente recente, o C5-Galaxy já tem quase idade para ser avô, pois começou a ser desenvolvido na década de 60 do século passado!

Agora impressiona-te com o “avôzinho” a descolar, e não… não precisas de coçar a vista, está mesmo a ver bem:
 

 
Loading...